Álvaro José Menezes da Costa
Formou-se em engenharia civil em julho de 1981. Neste tempo ensinou matemática no Colégio Marista para alunos(as) da 6ª série de ginásio por três anos. Estagiou na COPE – Consultoria e Projetos de Engenharia onde pode aprender muito do que carrego até hoje.
Seu primeiro emprego como engenheiro civil foi na Usina Laginha em União dos Palmares, onde começou a aprender na prática, como enfrentar a vida e trabalhar como gestor de pessoas. Entrou em agosto de 1981 e saiu em dezembro de 1982, para viver a experiência de estar desempregado. Um interessante aprendizado.
Participou de vários concursos públicos, embora tenha trabalhado no TCE – Tribunal de Contas de Alagoas. Dos concursos que feitos, logrou êxito no da CASAL – Companhia de Saneamento de Alagoas, onde ingressou em 03.05.1985.
Entende que este ano foi marcante em sua vida por definir o início da carreira no setor de saneamento e mostrar os desígnios Deus para minha vida, pois na mesma semana que recebi o telegrama da CASAL o convocando, recebeu um do Ministério da Fazenda. A escolha da CASAL, alega, certamente se deu por imposição das mãos de seu Anjo da Guarda sobre a sua cabeça.
Tem três filhos, Álvaro José Calheiros da Costa, Raquel Calheiros da Costa e Paula Calheiros da Costa. A família aumentou e hoje já estão os netos, Guilherme a André, com a nora Maíra, e a neta Bruna, com o genro Pedro, a motivar o avô a seguir adiante agradecendo a Deus por tudo.
Profissionalmente a CASAL e todas as pessoas com quem conviveu e aprendeu sobre saneamento, representam o seu grande ativo profissional e de comportamento ético. Por ela, construiu toda sua vida como engenheiro e cidadão, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade como servidor público.
Em janeiro de 2015, deixou a CASAL com a tranquilidade de quem vira a última página do livro que foi escrito a muitas mãos, principalmente as mão de seus familiares, sua família, amigos e muitos colegas de caminhada. Muito aprendizado, muito trabalho, muito respeito às pessoas e muita gratidão a Deus.
Agora, como consultor desde 2015, na AMEC – Álvaro Menezes Engenharia e Consultoria, agradece novamente a Deus pelas novas portas que se abriram e se abrem para seguir trabalhando, ajudando pessoas e podendo usar o saneamento como forma de tornar a vida da sociedade melhor.
Para encerrar, não se entende um “escritor”, mas gosta muito de escrever sobre saneamento. Desde 1988, quando publicou os primeiros dois artigos, iniciei um processo de redação contínua que me leva a escrever um artigo por mês, sempre disponibilizados no seu blog ou na imprensa nacional.